sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Eleison Comments 117 – “Mass Error”

Uma interessante crítica à Fraternidade São Pio X, no geral falsa, mas sutilmente correta, foi feita pelo Cardeal Castrillon Hoyos em uma entrevista que deu há dez dias a um jornal do sul da Alemanha (o texto pode ser encontrado na internet). Ele disse que os líderes da FSSPX com quem ele se encontrara em 2000 lhe dexaram a impressão de se afixarem à Missa Nova como se ela fosse a “fonte de todos os males do mundo.”

Obviamente a reforma da Liturgua latina da Missa que se seguiu a Vaticano II (1962-1965) não é responsável por todo o mal no mundo, mas é reponsável por grande parte do mal no mundo moderno. Primeiramente, a Igreja Católica é a primeira e única religião instituída pelo único Deus verdadeiro quando ele uma vez e somente uma vez tomou a natureza humana, tornando-se o Deus-Homem Jesus Cristo 2000 anos atrás. Em segundo lugar, o auto-sacrifício sangrento de Jesus Cristo na Cruz, único capaz de aplacar a justa ira de Deus, inflamada por esta era de apostasia global, mantém esse aplacação apenas através da renovação incruenta no verdadeiro sacrifício da Missa. Em terceiro lugar, o antigo rito latino dessa Missa, cujas partes essenciais remontam aos primórdios da Igreja, foi significativamente mudado depois de Vaticano II por Paulo VI de uma maneira que, ele mesmo contou a seu amigo Jean Guitton, agradasse aos Protestantes.

Mas os Protestantes tomam seu nome de seu protesto contra o Catolicismo. Esse é o porquê de da Missa reformada no “espírito de Vaticano II” diminuiu severamente a expressão das verdades Católicas, respectivamente: (1) Transubstanciação do pão e do vinho, realizando (2) o sacrifício da Missa, constituindo, por sua vez, o (3) sacerdócio sacrifical, tudo pela (4) intercessão da Santa Mãe de Deus. De fato, a antiga Liturgia Latina inteira é a completa expressão da Doutrina Católica.

Se então, primariamente, é pela assistência à missa e não lendo livros ou assistindo palestras que grande número de praticantes católicos absorvem essas doutrinas e as aplicam na vida real, e é fazendo isso que eles atuam como a luz do mundo contra o erro e como o sal da terra contra a corrupção, então ´de espantar pouco se o mundo de hoje está em tal confusão e imoralidade. “Deixem-nos destruir a Missa e destruiremos a Igreja”, disse Lutero. “O mundo pode antes passar sem a luz do sol que sem o sacrifício da Missa”, disse o Padre Pio.
Isso é a causa de uma prioridade urgente na fundação da FSSPX ser formar sacerdotes para salvar o antigo rito Latino da Missa. Graças a Deus, ele está, lenta mas seguramente, encontrando seu caminho de volta à Igreja majoritária (que não agirá baixo o Anticristo). Mas agora a sociedade de Monsenhor Lefebvre precisa guardar o embasamento doutrinal dessa Missa das vítimas e perpetradores de Vaticano II, ainda firmemente estacados em Roma. Devemos rezar ardorosamente pelas “discussões doutrinais” por começarem este mês entre Roma e a FSSPX.

Kyrie eleison.

Londres, Inglaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário