quarta-feira, 8 de abril de 2009

CULTO À PERSONALIDADE É POUCO!

"É do balacobaco! Lula agora é candidato a enredo de escola de samba
Por Roberta Pennafort, no Estadão:
A Portela, tradicional escola de samba do Rio, poderá levar à avenida no próximo carnaval a trajetória de vida do presidente Lula. O presidente da agremiação, Nilo Figueiredo, vai se decidir nas próximas semanas. "Seria uma grande honra, mas fica muito mais difícil conseguir patrocínio",afirmou. "Se ele é o enredo, os recursos federais ficam impedidos de chegar à Portela."
Ele contou que foi "sondado" sobre o assunto, mas não revela por quem. Figueiredo conheceu Lula em 2004, quando a Portela preparava um desfile sobre as oito metas do milênio - que rendeu, em 2005, o penúltimo lugar no grupo de elite carioca. "Lula foi o primeiro presidente da República a visitar uma quadra de escola de samba. Se eu fizer, será tratando do homem, não do governo."
O enredo seria baseado no livro Lula, O Filho do Brasil, de Denise Paraná, jornalista e historiadora. A obra enfoca os anos anteriores à entrada na política (vai da infância em Pernambuco à morte da mãe, quando ele se encontrava preso por liderar greves), serviu de base ao roteiro do longa-metragem homônimo, de Fábio Barreto, cujas filmagens já foram encerradas.
Denise não sabia da possibilidade de o livro ser usado pela Portela, mas acredita que a vida de Lula renderia "muitos enredos". "A parte política já foi bastante coberta pela imprensa. O mais interessante é a história de vida: maravilhosa."
A pobreza no sertão, a relação dura com o pai, o vínculo com a mãe, a chegada a São Paulo, o trabalho, a vida sindical e a perda da primeira mulher, no parto, são algumas das passagens que poderão ser mostradas pelos carnavalescos Alex Oliveira e Amauri Santos."

- Reinaldo Azevedo http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

QUEM sondou Nilo Figueiredo? Com que dinheiro será pago o que já se reconhece como acerto? Por inimigos do presidente? A influência petista é de tal forma sufocante que só há amigos do presidente, todos apavorados por sua inestimável influência.

Se tal coisa ocorrer, Lula estará inscrito "para sempre" como ícone de massas, como um verdadeiro mito, no sentido em que os antropólogos definem a palavra. Cada passagem de sua vida será motivo de uma alegoria, uma imagem para entrar fundo nas mentes, senão incapazes, ao menos moralmente exaustas da população. E tudo isso no momento do do gozo libertador do festival da carne, na vigência da irracionalidade, em pleno sono profundo da razão.

Não é um desfile na Praça Vermelha, não é um corso fascista. Não é apenas um ato público de culto à personalidade, embutido aí há a peça de propaganda suprema, na qual a política não aparece como o que é, como elaboração civilizacional da consciência, mas como cultura (uga-uga!), extensão vital do "povo sofrido".

Imagino que Lula desfilaria numa carro alegórico. Nesse dia, Lula deixará de ser homem e será coroado como conceito. Imagino o que isso fará por sua soberba. Daqui a cem anos, se a humanidade tiver tanto, nas guerras tribais do que um dia foi o Brasil petista, haverá imagens de Lula, cada tribo afirmando defender seu legado - que ninguém conhecerá ao certo.

Enquanto isso tudo é tramado, em que pé não andará a pre-produção do filme de terror: LULA: O FILHO DO POLVO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário